quinta-feira, 5 de maio de 2011

OBJETOS LITÚRGICOS

São todos aqueles objetos usados na Missa e nas Celebrações Litúrgicas que servem para guardar alguma coisa; são portadores de um sentido especial e importante nas ações litúrgicas. Abaixo veremos esses objetos e seus significados.


ALTAR=Também conhecido como Mesa do Sacrifício. Mesa que fica no centro do presbitério, onde é imolado o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Lugar sagrado na Igreja. Fazer vênia ao passar em frente a ele
.

AMBÃO=Também conhecido como Mesa da Palavra. Lugar de onde se proclama a Palavra de Deus e onde o Padre ou o Diácono faz a pregação.




AMBULA=É uma espécie de taça de metal só que com tampa, que serve para guardar a hóstia antes e depois de consagrada.

ASPERSÓRIO=Bastão utilizado para aspergir o povo com água-benta.
CÁLICE=É uma taça geralmente revestida de ouro ou prata. Nele se deposita o vinho que vai se tornar o sangue de Jesus. O Cálice era usado na época de Jesus somente para grandes cerimônias e festas.

JARRO E BACIA=Usados para lavar as mãos do Padre na Missa. O rito que se lava a mão do Padre se chama Lavabo, ou seja, não é o conjunto desses objetos que leva esse nome, mas sim o ritual. Lava as mãos para se purificar de seus pecados.


CÍRIO PASCAL=Grande vela que é usada somente em celebrações de Batismo, Eucaristia, Crisma e na Páscoa. Simboliza o Cristo ressuscitado.
Contém 5 cravos que representam as chagas de Jesus.


CREDÊNCIA=Mesinha colocada ao lado do altar e na entrada da Igreja, utilizada para colocar os objetos usados na Santa Missa.

GALHETAS=São duas jarrinhas em vidro ou metal. Em uma vai a água(que significa a humanidade de Jesus) e na outra, o vinho(que significa o seu sangue, a sua divindade).

HÓSTIA =(Significa oferenda)É feita de pão de trigo. Há uma hóstia grande para o sacerdote e pequenas para o povo. A do sacerdote é grande para que possa ser vista de longe pelo povo durante a elevação.

LECIONÁRIO=Livro que contém todas as leituras da Bíblia, de acordo com a missa do dia e que se divide em 3: Lecionário Semanal(que vai de Segunda à Sábado), Ferial (Próprio dos Santos) e o Dominical(para os Domingos).

MISSAL ROMANO=É um livro grosso que contém todo o roteiro do rito da missa, com exceção das leituras que se encontram no lecionário.

PASTA= Pasta que contém o folheto da missa para o Padre. Igual aquele que nós usamos na Santa Missa.

OSTENSÓRIO=Usado para expor o Santíssimo sacramento para bênçãos e procissões. Tudo começou com a devoção de olhar para a hóstia consagrada, pois se acreditava na idade média de ter poderes medicinais, com o crescimento da devoção foi incluído no ritual romano.

NAVETA=Pequeno recipiente para guardar o incenso. É usada junto com o turíbulo.


PATENAS=É um pratinho de metal. Sobre ela coloca-se a hóstia maior. E também é usado na hora da distribuição da comunhão, para evitar que o corpo de Cristo caia no chão.

SACRÁRIO OU TABERNÁCULO=Caixa onde é guardada a Eucaristia após a celebração. Primeiramente guardada para ser levada aos doentes
e com o passar dos anos devido ao culto a Eucaristia.



TECA=Pequeno estojo de metal usado para o transporte e administração do viático (que é o ato de levar a comunhão aos doentes), trabalho exercido pelos Ministros da Eucaristia).


TURÍBULO=Vaso que leva brasas dentro e no qual é usado para queimar o incenso (é símbolo da prece como no Salmo 140,2: "Como incenso suba a ti minha prece..."), muito usado no antigo testamento. Usado nas missas festivas.


VELAS=Sobre o altar ficam duas velas. A chama da vela simboliza a fé que recebemos de Jesus, Luz do Mundo, no batismo e na confirmação. É sinal de que a missa só tem sentido para quem vive a fé.

CRUCIFIXO=Sobre o altar ou acima dele, existe um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu sacrifício redentor.
Vemos em Mt 26,28, que Jesus deu a seus discípulos o "sangue da aliança que será derramado por muitos para o perdão dos pecados".



2 comentários:

aparecida disse...

foi muito obrigada vocês tambem poderia me dizer missa parte por parte

Unknown disse...

Ótimo esses tipo de ensinamento para coroinhas principiantes 👍👍