segunda-feira, 9 de maio de 2011

ANO LITÚRGICO E CORES LITÚRGICAS

ANO LITÚRGICO
Ano-Liturgico
A liturgia da Igreja é dividida em 5 tempos, neles podemos achar as leituras respectivas para cada tempo, como também as festas dos santos e outras comemorações da Igreja. É como se fosse o calendário da nossa vida católica cristã.
Esse calendário se inicia com o Advento e vai até o final do tempo comum(que é o maior tempo de todos eles). A seguir veremos quantas semanas tem esses tempos, o seu significado e a sua cor litúrgica.

TEMPO COMUM
-
É um tempo em que todo cristão é chamado para exercer a sua fé na esperança da vinda do Reino de Deus. A cor utilizada é o Verde. Contém 34 semanas.

ADVENTO
- A palavra advento vem do latim "advenius" que significa chegada, pois é momento de vivificar o nosso recolhimento na esperança da vinda próxima do nosso Salvador. Não é um tempo de penitência, muito menos luto. Neste tempo se usa a cor roxa, só que aqui a espera é feliz e repleta de expectativa. Esse tempo tem 4 semanas. É um tempo em que se pode usar flores, contudo moderadamente.

NATAL
- Tempo em que comemoramos o nascimento de Jesus. A cor utilizada é o branco que simboliza a alegria cristã, a paz e o Cristo vivo. Este tempo tem 4 semanas.

QUARESMA
- Recebe esse nome por se tratar de quarenta dias de preparação. Tempo de penitência e conversão, onde os cristão se preparam para a Páscoa, paixão-morte e ressurreição de Jesus. A cor usada é o roxo que simboliza a preparação, penitência e conversão. É uma espera mais dolorosa e triste. Tem 5 semanas, dando início a Semana Santa com a Procissão de Ramos.

PÁSCOA
- Este termo significa passar pelo sofrimento passivamente em prol de um bem maior. Tempo em que comemoramos a vitória de Deus sobre o pecado, a redenção chegou para nós. A cor utilizada é o branco que simboliza aqui a nova vida e a ressurreição. Este tempo contém 7 semanas.

PENTECOSTES
-
Descida do Espírito Santo, prometido por Jesus, sobre os Apóstolos e Maria no cenáculo (At 2). A cor utilizada é o vermelho.
O fogo é a marca do Espírito Santo na Bíblia, fogo suave e abrasador.

CORES LITÚRGICAS:

BRANCO
Sinal de festa e pureza é a cor usada no tempo do Natal e na Páscoa, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires;

VERMELHO
Sinal de martírio (lembra a cor do sangue) e de amor é usado no Domingo de Ramos, em Pentecostes, na Sexta-feira Santa e nas festas dos apóstolos e santos mártires;

VERDE
Cor utilizada nos domingos do tempo comum e que simboliza a esperança na Parusia (Segunda vinda de Jesus) que todo cristão deve professar. Essa cor lembra também que os cristãos devem ser como árvores verdes, sempre cheias de frutos;

ROXO
Cor utilizada para administrar o sacramento da penitência, na celebração das exéquias (encomendação para o sepultamento), como também utilizada no preparo das grandes solenidades da Igreja, que são o advento e a quaresma. Simboliza a penitência, a expectativa e a conversão.

AMARELO (Claro)
Cor geralmente usada para substituir o branco nas memórias dos santos, grandes festas e solenidades. Tem o mesmo significado do branco.

DOURADO
Cor utilizada em solenidades como o dia de Cristo Rei, Páscoa e grandes solenidades. Simboliza a realeza de Cristo, a saber, a sua majestade.

ROSA
Cor utilizada em apenas dois domingos no ano, que estão localizados um no 3º Domingo do Advento, também chamado Gaudete, e no 4º Domingo da Quaresma, também chamado de laetare. Estes tempos recebem estes nomes por serem um momento de pausa, pois nestes tempos a liturgia é mais centrada e recolhida, não se tem palmas na Igreja, não se tem aleluia, nem glória. O rosa significa pequena pausa em meio ao recolhimento.

PRETO - Cor ultimamente em desuso, substituída pelo roxo. Utilizada em funerais e nas celebrações pelos mortos. Significa o luto. Se usa o roxo por se a expectativa que aquela alma chegue ao céu.

Nenhum comentário: