sexta-feira, 6 de maio de 2011

Orações e Deveres dos Cristãos Católicos

Orações e Deveres dos Cristãos Católicos

SINAL DA CRUZ


            Pelo sinal da santa cruz, V livrai-nos, Deus Nosso Senhor, V dos nossos inimigos V .  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

AVE MARIA


            Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

PAI NOSSO

            Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

CREDO

            Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concedido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

Creio em um só Deus,Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo,no seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras;
E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória,para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
 
 
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja Una , Santa, Católica e Apostólica.
Professo um só batismo para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.

HINO DE LOUVOR

Glória a Deus nas alturas, E paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso. Nós vos louvamos. Nós vos bendizemos. Nós vos adoramos. Nós vos glorificamos. Nós vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois Santo. Só vós sois o Senhor. Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

            Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

SALVE RAINHA

            Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. 
            –          Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
            –          Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA

            Ó minha Senhora e minha mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.


ATO DE CONTRIÇÃO

            Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!

MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

01º)   Amar a Deus sobre todas as coisas.
02º)   Não tomar seu Santo Nome em vão.
03º)   Guardar domingos e festas.
04º)   Honrar pai e mãe.
05º)   Não matar.
06º)   Não pecar contra a castidade.
07º)   Não furtar.
08º)   Não levantar falso testemunho.
09º)   Não desejar a mulher do próximo.
10º)   Não cobiçar as coisas alheias.


MANDAMENTOS DA IGREJA

01º)   PARTICIPAR uma vez por semana da Celebração Eucarística, ou onde não é possível, do culto dominical.
02º)   CONFESSAR-SE ao menos por ocasião da Quaresma, caso não tenha pecados graves. Se tiver, confessar logo.
03º)   COMUNGAR ao menos na época da Páscoa do Senhor.
04º)   JEJUM – Praticar Atos de penitência de vez em quando.
05º)   DÍZIMO – Cooperar nas obras da Igreja com os bens que possuis para que a comunidade tenha meios de servir os mais pobres e carentes.

SACRAMENTOS


01º)   BATISMO: é o nascimento do cristão para a vida em Cristo. A Igreja reunida celebra o momento inicial de nossa experiência como dependentes de Deus, filho de Deus.
02º)   CONFIRMAÇÃO OU CRISMA: é o sacramento do cristão que está pouco a pouco amadurecendo na fé. É a força de Deus agindo em nós, e essa força é o Espírito Santo.
03º)   EUCARISTIA: é Deus mesmo se repartindo com pão, na doação de Jesus. É o corpo de Cristo que alimenta plenamente nossa vida.
04º)   PENITÊNCIA OU CONFISSÃO: é o sinal visível do perdão de Deus que é fruto de seu grande amor com a humanidade. É a conversão do coração, é a mudança de veda no que ela tem de mais profundo. É reconciliação com Deus e com os irmãos.
05º)   UNÇÃO DOS ENFERMOS: é o sacramento que ajuda o doente e seus familiares a descobrir a paz. É um fortalecimento espiritual para o doente que pode acarretar na cura da doença.
06º)   ORDEM: é o sacramento onde alguém se consagra a Deus para melhor servir os irmãos e a comunidade. É consagração a serviço da comunidade. Este alguém é o padre, que é tirado do meio do povo e colocado a serviço do povo. (Hb 5,1).
07º)   MATRIMÔNIO: é o sacramento do amor, sendo  que Deus se faz presente no amor do casal. É Deus quem abençoa e faz nascer o amor do casal.

 

MISTÉRIOS PRINCIPAIS DA FÉ


01º)   Unidade e Trindade de Deus.
02º)   Encarnação, Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

MANDAMENTOS DA CARIDADE


01º)   Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.
02º)   Amarás a teu próximo como a ti mesmo.

 

DONS DO ESPÍRITO SANTO


01º) Sabedoria                                  
02º) Entendimento                
03º) Conselho                       
04º) Fortaleza
05º) Ciência
06º) Piedade
07º) Temor de Deus

VIRTUDES TEOLOGAIS


01º) Fé                                                          
02º) Esperança                                 
03º) Caridade                        
04º) Prudência
05º) Justiça
06º) Fortaleza
07º) Temperança

 

 

OBRAS DE MISERICÓRDIA

CORPORAIS


01º)   Dar de comer a quem tem fome.
02º)   Dar de beber a quem tem sede.
03º)   Vestir os nus.
04º)   Dar pousada aos peregrinos.
05º)   Visitar os enfermos e os encarcerados.
06º)   Remir os cativos.
07º)   Enterrar os mortos.

ESPIRITUAIS


01º)   Dar bom conselho.
02º)   Instruir os menos esclarecidos.
03º)   Corrigir os que erram.
04º)   Consolar os aflitos.
05º)   Perdoar as injúrias.
06º)   Suportar pacientemente as fraquezas do próximo.
07º)   Rezar pelos vivos e falecidos.

 

VÍCIOS CAPITAIS


01º)   Soberba
02º)   Avareza
03º)   Luxúria
04º)   Ira
05º)   Gula
06º)   Inveja
07º)   Preguiça

SÃO TARCÍSIO - PATRONO DOS COROINHAS

PATRONO DOS COROINHAS

            
São Tarcísio


Tarcísio era coroinha na Igreja de Roma, no ano 258 aproximadamente. Ele acompanhava o Papa Sisto II na Missa ( esse Papa morreria no mesmo ano, por ser cristão). Nessa época, a Missa era celebrada embaixo da terra, nas catacumbas, devido às perseguições do imperador romano, Valeriano.
 
Quando os cristãos eram presos, quase sempre eram mortos, e era costume levar a Eucaristia( às escondidas ) para que eles não desanimassem e nem perdessem a fé.
 
Um dia, às vésperas de um martírio de cristãos, era preciso levar a Eucaristia a eles. O problema, era a falta de pessoas que o fizessem. Foi quando Tarcísio se ofereceu para tal serviço. O Papa Sisto II e os demais cristãos que estavam nas catacumbas não concordaram com a idéia, pois Tarcísio poderia ser morto. Tarcísio, porém, argumentou que por ser uma criança, ninguém desconfiaria dele. Afirmou, ainda, que preferia morrer a entregar a Eucaristia aos pagãos ( pessoas que não acreditam em Deus) romanos.
 
Após ter dito isso, seu nome foi aceito.
 
- Vai, Tarcísio - exclamou o Papa. Aqui estão as hóstias consagradas. Aqui está Jesus, que irás levar aos nossos irmãos prisioneiros. Que Ele te acompanhe. Vai, meu filho!
 
O pequeno coroinha subiu as escadinhas sombrias do subterrâneo e ganhou a rua. Parece que ninguém reparou naquele menino que caminhava um tanto fora da rua, com as mãos sobre o peito, guardando o bem mais precioso: A Sagrada Eucaristia.
 


Passando por um caminho, chamado de VIA ÁPIA, alguns garotos chamaram Tarcísio.
 
 - Venha brincar conosco. Falta um parceiro para começar o jogo.
 - Agora não posso. Vou levando um recado urgente. Na volta, sim.
 - Queremos agora... Mas o que vai levando aí? Mostre-nos logo.
 
Ele se recusou. Os garotos insistiram, ameaçaram, empurraram. Ele resistia porque, pagãos como eram, poderiam profanar as sagradas espécies.
A resistência fez recrudescer o assanhamento dos garotos. Começaram a dar-lhe pontapés e pedradas. O menino caiu no chão, ensangüentado. As mãos continuavam protegendo a Santa Eucaristia.
 
Foi quando apontou ali um soldado, guarda do quarteirão. Era Quadrato que, às escondidas, costumava freqüentar o culto dos cristãos.
 
Os moleques fugiram ao ver o soldado aproximar-se. Levantando do chão o pequeno mártir (pessoa que dá a vida por Jesus), exclamou surpreso e comovido:
 
- É o Tarcísio. Já vi esse menino nas catacumbas...
 
    O pequeno mártir morreu nos braços do soldado, com as mãos apertando ainda a Santa Eucaristia contra o peito.
 
     - É o Tarcísio: o pequeno coroinha que, desde cedo amou Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, e é, para nós hoje, um exemplo a ser seguido.
 
Viva São Tarcísio, patrono dos coroinhas!
 
Viva Jesus, que por amor a nós, morreu, ressuscitou e ficou presente na Sagrada Eucaristia!
 

O dia de São Tarcísio é comemorado em 15 de agosto e celebra-se também o dia do Coroinha

LITURGIA

O QUE É LITURGIA?



Como vocês já foram durante algum tempo no catecismo e se costumam ir à missa, com certeza, já deve ter ouvido falar muito essa palavra. Ela vem da língua grega que significa, entre outras coisas, relação do povo com Deus.
No Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia, a palavra “liturgia” é empregada para designar o culto prestado a Deus pelos sacerdotes judeus. No começo, os primeiros cristãos não usavam muito essa palavra, para não serem confundidos como os hebreus, mas depois passaram a empregá-la para designar o culto prestado a Deus pela Igreja Jesus Cristo.
Se você for procurar no dicionário o significado de liturgia, encontrará: complexo de cerimônias realizados na Igreja.
Ora, se você já sabe que o coroinha ou a coroinha participam da liturgia, então eles participam das cerimônias realizadas na Igreja, participam do Culto.
A Palavra Liturgia vem do grego Leitourgia onde Leiton = lugar público e Ergon = obra.
A Liturgia é o ato público no qual se expressa o louvor da comunidade, ato comporto de gestos pelos quais buscamos nos aproximar de Deus.
  
A HISTÓRIA DA LITURGIA:

 No começo da Igreja a liturgia era simples e com espírito bem familiar, onde cada família fazia a sua fração do pão e ouvia a palavra dos apóstolos.
No século IV começaram a escrever o roteiro e a formas padrões, para darem uma unidade à liturgia cristã. Em meados do século XII, já estava bastante estruturada a liturgia, com o Ano Litúrgico, canto oficial (Gregoriano) e Lecionários.
Antigamente toda a liturgia era celebrada em um único dia, mas perceberam que isso não era muito proveitoso, pois nunca se conseguia celebrar cada "festa" (Celebração Litúrgica), com a sua direita atenção, zelo e respeito. Criaram então o Ano Litúrgico.
A partir do século XV, com o crescimento do número de fiéis, começaram a surgir as grandes catedrais e cada vez mais o povo ficava distante e participava menos. Isso durou até o século XX onde se iniciou o movimento litúrgico que teve seu auge no Concílio do Vaticano II, com a constituição do SACROSANCTUMCONCILIUM.
  
A AÇÃO LITÚRGICA É UM TRICICLO:

 - A realidade do povo que  celebra (ver quem celebra e o "tema" da  celebração);
- O tempo litúrgico (em qual tempo estamos);
- Momento da  celebração.

   
AS POSIÇÕES DO CORPO:

Caminhar
   Simboliza a caminhada da Igreja peregrina e terrestre em direção
a Deus.

Sentados
   É uma posição cômoda que favorece a catequese, posição adequada para a gente ouvir as leituras, a homilia e meditar.

De pé
   É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição ao serviço do reino de Deus.

De joelhos
   De início,  o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares.  Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho.  Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração, recolhimento e sinal de nossa pequenez diante de Deus.

Genuflexão
   É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos. Diante do Sacrário torna-se obrigatória. Consiste em tocar o joelho direito ao chão.

Inclinação
   Inclinar-se diante alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento.

Procissão

  Representa a peregrinação do povo de Deus

Mãos levantadas
   É atitude dos "orantes". Significa súplica e entrega a Deus.

Mãos juntas
   Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé súplica, confiança e entrega da vida.

Prostração
   Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. É uma atitude profunda no que diz respeito à própria humildade e pequenez diante de Deus.

Silêncio

    Atenção e  aprofundamento nos mistérios da fé.

GESTOS LITÚRGICOS:


São recursos utilizados na liturgia e que, desempenhados por determinadas partes do corpo, e expressam um sentimento interior.

Beijo

Significa reverência, respeito; simboliza a transmissão da paz.

Braços Abertos

Significa súplica; é uma posição orante. Pede significar também entrega.

Impor as mãos

Na liturgia é utilizada a “imposição das mãos” quando é invocado o Espírito Santo.

Mãos postas

Significa entrega confiante; tradicionalmente é posição de quem reza.

Mãos no peito
Reconhecimento de culpa, auto-humilhação.

Sinal da Cruz

É o sinal do cristão por excelência. Significa abençoar. Todas as vezes que traçamos o sinal da cruz conferimos uma benção.


Paróquia Nossa Senhora da Livração - Jardim Brasil - São Paulo - SP 


quinta-feira, 5 de maio de 2011

OBJETOS LITÚRGICOS

São todos aqueles objetos usados na Missa e nas Celebrações Litúrgicas que servem para guardar alguma coisa; são portadores de um sentido especial e importante nas ações litúrgicas. Abaixo veremos esses objetos e seus significados.


ALTAR=Também conhecido como Mesa do Sacrifício. Mesa que fica no centro do presbitério, onde é imolado o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Lugar sagrado na Igreja. Fazer vênia ao passar em frente a ele
.

AMBÃO=Também conhecido como Mesa da Palavra. Lugar de onde se proclama a Palavra de Deus e onde o Padre ou o Diácono faz a pregação.




AMBULA=É uma espécie de taça de metal só que com tampa, que serve para guardar a hóstia antes e depois de consagrada.

ASPERSÓRIO=Bastão utilizado para aspergir o povo com água-benta.
CÁLICE=É uma taça geralmente revestida de ouro ou prata. Nele se deposita o vinho que vai se tornar o sangue de Jesus. O Cálice era usado na época de Jesus somente para grandes cerimônias e festas.

JARRO E BACIA=Usados para lavar as mãos do Padre na Missa. O rito que se lava a mão do Padre se chama Lavabo, ou seja, não é o conjunto desses objetos que leva esse nome, mas sim o ritual. Lava as mãos para se purificar de seus pecados.


CÍRIO PASCAL=Grande vela que é usada somente em celebrações de Batismo, Eucaristia, Crisma e na Páscoa. Simboliza o Cristo ressuscitado.
Contém 5 cravos que representam as chagas de Jesus.


CREDÊNCIA=Mesinha colocada ao lado do altar e na entrada da Igreja, utilizada para colocar os objetos usados na Santa Missa.

GALHETAS=São duas jarrinhas em vidro ou metal. Em uma vai a água(que significa a humanidade de Jesus) e na outra, o vinho(que significa o seu sangue, a sua divindade).

HÓSTIA =(Significa oferenda)É feita de pão de trigo. Há uma hóstia grande para o sacerdote e pequenas para o povo. A do sacerdote é grande para que possa ser vista de longe pelo povo durante a elevação.

LECIONÁRIO=Livro que contém todas as leituras da Bíblia, de acordo com a missa do dia e que se divide em 3: Lecionário Semanal(que vai de Segunda à Sábado), Ferial (Próprio dos Santos) e o Dominical(para os Domingos).

MISSAL ROMANO=É um livro grosso que contém todo o roteiro do rito da missa, com exceção das leituras que se encontram no lecionário.

PASTA= Pasta que contém o folheto da missa para o Padre. Igual aquele que nós usamos na Santa Missa.

OSTENSÓRIO=Usado para expor o Santíssimo sacramento para bênçãos e procissões. Tudo começou com a devoção de olhar para a hóstia consagrada, pois se acreditava na idade média de ter poderes medicinais, com o crescimento da devoção foi incluído no ritual romano.

NAVETA=Pequeno recipiente para guardar o incenso. É usada junto com o turíbulo.


PATENAS=É um pratinho de metal. Sobre ela coloca-se a hóstia maior. E também é usado na hora da distribuição da comunhão, para evitar que o corpo de Cristo caia no chão.

SACRÁRIO OU TABERNÁCULO=Caixa onde é guardada a Eucaristia após a celebração. Primeiramente guardada para ser levada aos doentes
e com o passar dos anos devido ao culto a Eucaristia.



TECA=Pequeno estojo de metal usado para o transporte e administração do viático (que é o ato de levar a comunhão aos doentes), trabalho exercido pelos Ministros da Eucaristia).


TURÍBULO=Vaso que leva brasas dentro e no qual é usado para queimar o incenso (é símbolo da prece como no Salmo 140,2: "Como incenso suba a ti minha prece..."), muito usado no antigo testamento. Usado nas missas festivas.


VELAS=Sobre o altar ficam duas velas. A chama da vela simboliza a fé que recebemos de Jesus, Luz do Mundo, no batismo e na confirmação. É sinal de que a missa só tem sentido para quem vive a fé.

CRUCIFIXO=Sobre o altar ou acima dele, existe um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu sacrifício redentor.
Vemos em Mt 26,28, que Jesus deu a seus discípulos o "sangue da aliança que será derramado por muitos para o perdão dos pecados".