sexta-feira, 6 de maio de 2011

LITURGIA

O QUE É LITURGIA?



Como vocês já foram durante algum tempo no catecismo e se costumam ir à missa, com certeza, já deve ter ouvido falar muito essa palavra. Ela vem da língua grega que significa, entre outras coisas, relação do povo com Deus.
No Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia, a palavra “liturgia” é empregada para designar o culto prestado a Deus pelos sacerdotes judeus. No começo, os primeiros cristãos não usavam muito essa palavra, para não serem confundidos como os hebreus, mas depois passaram a empregá-la para designar o culto prestado a Deus pela Igreja Jesus Cristo.
Se você for procurar no dicionário o significado de liturgia, encontrará: complexo de cerimônias realizados na Igreja.
Ora, se você já sabe que o coroinha ou a coroinha participam da liturgia, então eles participam das cerimônias realizadas na Igreja, participam do Culto.
A Palavra Liturgia vem do grego Leitourgia onde Leiton = lugar público e Ergon = obra.
A Liturgia é o ato público no qual se expressa o louvor da comunidade, ato comporto de gestos pelos quais buscamos nos aproximar de Deus.
  
A HISTÓRIA DA LITURGIA:

 No começo da Igreja a liturgia era simples e com espírito bem familiar, onde cada família fazia a sua fração do pão e ouvia a palavra dos apóstolos.
No século IV começaram a escrever o roteiro e a formas padrões, para darem uma unidade à liturgia cristã. Em meados do século XII, já estava bastante estruturada a liturgia, com o Ano Litúrgico, canto oficial (Gregoriano) e Lecionários.
Antigamente toda a liturgia era celebrada em um único dia, mas perceberam que isso não era muito proveitoso, pois nunca se conseguia celebrar cada "festa" (Celebração Litúrgica), com a sua direita atenção, zelo e respeito. Criaram então o Ano Litúrgico.
A partir do século XV, com o crescimento do número de fiéis, começaram a surgir as grandes catedrais e cada vez mais o povo ficava distante e participava menos. Isso durou até o século XX onde se iniciou o movimento litúrgico que teve seu auge no Concílio do Vaticano II, com a constituição do SACROSANCTUMCONCILIUM.
  
A AÇÃO LITÚRGICA É UM TRICICLO:

 - A realidade do povo que  celebra (ver quem celebra e o "tema" da  celebração);
- O tempo litúrgico (em qual tempo estamos);
- Momento da  celebração.

   
AS POSIÇÕES DO CORPO:

Caminhar
   Simboliza a caminhada da Igreja peregrina e terrestre em direção
a Deus.

Sentados
   É uma posição cômoda que favorece a catequese, posição adequada para a gente ouvir as leituras, a homilia e meditar.

De pé
   É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição ao serviço do reino de Deus.

De joelhos
   De início,  o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares.  Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho.  Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração, recolhimento e sinal de nossa pequenez diante de Deus.

Genuflexão
   É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos. Diante do Sacrário torna-se obrigatória. Consiste em tocar o joelho direito ao chão.

Inclinação
   Inclinar-se diante alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento.

Procissão

  Representa a peregrinação do povo de Deus

Mãos levantadas
   É atitude dos "orantes". Significa súplica e entrega a Deus.

Mãos juntas
   Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé súplica, confiança e entrega da vida.

Prostração
   Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. É uma atitude profunda no que diz respeito à própria humildade e pequenez diante de Deus.

Silêncio

    Atenção e  aprofundamento nos mistérios da fé.

GESTOS LITÚRGICOS:


São recursos utilizados na liturgia e que, desempenhados por determinadas partes do corpo, e expressam um sentimento interior.

Beijo

Significa reverência, respeito; simboliza a transmissão da paz.

Braços Abertos

Significa súplica; é uma posição orante. Pede significar também entrega.

Impor as mãos

Na liturgia é utilizada a “imposição das mãos” quando é invocado o Espírito Santo.

Mãos postas

Significa entrega confiante; tradicionalmente é posição de quem reza.

Mãos no peito
Reconhecimento de culpa, auto-humilhação.

Sinal da Cruz

É o sinal do cristão por excelência. Significa abençoar. Todas as vezes que traçamos o sinal da cruz conferimos uma benção.


Paróquia Nossa Senhora da Livração - Jardim Brasil - São Paulo - SP 


Nenhum comentário: