quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARAMENTOS LITURGICOS!


São todas as vestimentas, roupas usadas por aqueles que exercem suas funções dentro dos atos litúrgicos; sejam eles Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, Ministros, Coroinhas e Leitores.



AMITO (Do latim amicire = cobrir)Pano que se coloca ao redor do pescoço antes de se colocar os outros paramentos. Ultimamente é mais  usado pelos Bispos. Sempre foi usado para proteger o colarinho do suor. Faz lembrança ao elmo(capacete) da salvação.

ALVA (Do latim alba = veste de cor pérola branca) É uma veste muito semelhante à túnica, sendo toda branca. Simboliza a pureza de coração. Usada pelos Bispos, Seminaristas, Padres e Diáconos.



TÚNICA= É um manto longo, geralmente na cor branca, bege ou cinza claro, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica que Jesus usava, "sem costura de alto a baixo", sobre a qual os soldados romanos tiraram a sorte para decidir quem ficaria com ela. Simboliza Jesus ressuscitado e a nova vida(salvação). Usada pelos Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas e Coroinhas.



CÍNGULO=É um cordão que prende a alva ou a túnica à altura da cintura. Simboliza a vigilância, lembrando as cordas com as quais Jesus foi amarrado.



JALECO = É a veste usada pelos ministros da eucaristia (MECES) na missa. Antigamente os Meces usavam túnica, só depois eles passaram a adotar o jaleco(opa). Os ministros desempenham um papel importantíssimo, que é o de levar a comunhão aos doentes e sendo 




CASULA = É colocada sobre todas as vestes e também cobre todo o corpo. A cor da casula varia de acordo com o tempo litúrgico (branca, verde, roxa, vermelha...).   É uma veste solene, ampla, usada nos domingos, dias festivos como o Natal, a Páscoa e o Corpus Christi. 



DALMÁTICA = É uma veste própria do Diácono. É colocada sobre todas as vestes e também cobre todo o corpo. A cor da dalmática varia de acordo com o tempo litúrgico (branca, verde, roxa, vermelha...). É uma veste solene, usada nos domingos, dias festivos como o Natal, a Páscoa e o Corpus Christi. Simboliza a paz e a caridade, que devem envolver todos aqueles que se aproximam do altar.




ESTOLA = uma faixa vertical, separada da túnica, que desce a partir do pescoço do sacerdote em duas partes sobre o peito, uma de cada lado e no diácono do lado esquerdo para o direito sobre o ombro. Sua cor também varia de acordo com o tempo litúrgico. Simboliza o poder conferido ao clérigo, a caridade, o perdão, a misericórdia e o serviço.



SOBREPELIZ : Sobrepeliz: É uma espécie de alva de tamanho reduzido, chega o máximo na altura do joelhos, possui mangas largas e folgadas. Costuma ser de linho e pode ter rendas.




CAPA PLUVIAL OU CAPA DE ASPERGES = Capa que era usada em dias de chuva. Mais hoje é usada nas procissões, e bênçãos do Santíssimo.


VÉU UMERAL OU VÉU DE OMBROS = Espécie de manto colocado sobre os ombros e com fecho no peito, onde o Padre ou o Diácono utiliza as suas pontas para dar a benção do Santíssimo. É um véu especial por ser utilizado para tocar em Jesus na hora da benção.


MITRA = Espécie de "chapéu" usado pelo Papa e os Bispos. Simboliza a origem da sucessão dos apóstolos. Corresponde ao capacete de defesa de um soldado de verdade, aquele que dá a vida pela sua nação, nesse caso a nação cristã.

BÁCULO = Usado desde a época de Jesus pelos pastores de ovelhas, onde ele usava para guiar o seu rebanho. A Igreja o utilizou para simboliza o cajado do Pastor, ligado ao Pastoreio do Bispo. É aquele que cuida e dá a vida pelo rebanho. 


SOLIDEU = Usado na época de Jesus quando os judeus iam ao templo para prestar reverencia a Deus. Usada pelo Papa e os Bispos. Recebe esse nome porque é tirado somente para reverencia a Deus.



ALFAIAS = São espécies de paninhos que são usados na missa. São 4 paninhos como se segue abaixo:
SANGÜÍNEO = É uma toalha branca e comprida, usada para enxugar o cálice e a âmbula.
PALA = É uma peça quadrada e dura (um cartão revestido de linho). Serve para cobrir o cálice.
CORPORAL = É uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (cálice e âmbula), no centro do altar. 
MANUSTÉRGIO = Toalha que serve para enxugar as mãos do sacerdote, durante o ofertório.

Simboliza a paz e a caridade que devem envolver todos aqueles que se aproximam do altar.



assim prestando grande auxílio ao Padre e a Igreja.

3 comentários:

Anônimo disse...

A imagem do paramento "Dalmática" esta errada pois encontra-se uma capa de aspergi.

Unknown disse...

Como faço pra compra

Anônimo disse...

Aonde fica essa